A farmácia da Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque dos Coqueiros está fechada por 30 dias porque o único profissional do setor entrou de férias. Com isso, a população vai passar um mês inteiro sem acesso aos medicamentos básicos porque não há reposição de pessoal.
É importante destacar que não somos contra o trabalhador tirar férias. Todo profissional da saúde tem esse direito garantido. O problema em questão é que existe um déficit de profissionais de farmácia no município de Natal e infelizmente, quem paga por isso é a população.
Segundo a denúncia, a administradora da unidade está orientando os usuários a procurarem outras UBSs. Mas, infelizmente, o que acontece no Parque dos Coqueiros se repete em praticamente todas as unidades: farmácias funcionando com apenas um profissional, quando funcionam. O déficit de farmacêuticos no município é alarmante, resultado do descaso com a atenção básica e da falta de prioridade da gestão do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).
Além disso, os profissionais que precisam de insumos para os curativos dos acamados não têm acesso porque são proibidos de entrar na sala da farmácia e a chave não fica à disposição dos setores. E como se não bastasse a falta de pessoal, a estrutura da unidade está totalmente abandonada, com mofo nas paredes, infiltrações e péssimas condições de trabalho. Um ambiente insalubre, tanto para os trabalhadores da saúde quanto para os usuários. Uma das médicas da unidade mandou pintar por conta própria a sua sala para ter condições de trabalhar.
Para nós do Sindsaúde/RN, é urgente a contratação de mais profissionais de farmácia para garantir um funcionamento contínuo do setor nas unidades de saúde. Para isso, é preciso discutir a abertura de um novo concurso público no município de Natal. Saúde é um direito, não um favor!