Fernanda Soares
Fernanda Soares

04/04/2024, 16h


A direção do Sindsaúde/RN esteve no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó/RN, apurando a falta de insumos recentemente denunciada pelos trabalhadores (as) da saúde. Os transtornos causados pela falta de materiais que são super básicos já perduram há um mês e foram evidenciados durante a mobilização para greve da saúde estadual.

Na última quarta-feira (3), havia o registro da falta de luvas de procedimentos e seringas, sendo disponibilizada apenas a de 3 ml e em alguns setores. Desse modo, por não ter na unidade as seringas corretas, os (as) servidores (as) não conseguem diluir a medicação da maneira adequada, o que pode sim oferecer um risco aos pacientes, ainda que, mesmo sem os recursos, a equipe se esforce ao máximo para ofertar o melhor atendimento.

A coleta de sangue também está prejudicada pela ausência das seringas e alguns pacientes são submetidos ao procedimento duas vezes quando, em condições normais, só precisaria de uma. Além disso, os profissionais denunciaram também que na UTI não estão inserindo sondas nasogástricas porque não existem seringas para se testar o posicionamento das sondas. A luta por melhores condições de trabalho e contra descasos como esse que está acontecendo em Caicó são pontos importantes da pauta de reivindicação da greve da saúde do estado.

A direção entrou em contato com representantes da SESAP para repassar o caso e como resposta foi informado que a Secretaria já está ciente do problema e tentando resolver o mais rápido possível. Colocar a vida de pacientes em risco ou submetê-los a procedimentos desnecessários e dolorosos é inadmissível. Registramos aqui nossa solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes que tiveram coragem de denunciar e estão dando seu melhor, mesmo sem o governo Fátima Bezerra (PT) prover o mínimo de condições. Exigimos a reposição das seringas no hospital imediatamente e seguiremos acompanhando o caso de perto.