Há mais de uma semana que o Sindsaúde/RN recebe inúmeros relatos denunciando a gestão do Prefeito Paulinho Freire (União Brasil), à respeito do não pagamento do complemento do Piso da Enfermagem para os contratos temporários da saúde de Natal, em especial os trabalhadores técnicos em enfermagem. Desde que tomamos conhecimento sobre o assunto que o sindicato tenta, sem sucesso, um esclarecimento oficial por parte da SMS e da SEMAD sobre o que provocou o atraso e o mais importante, quando os profissionais vão receber os valores devidos.
Dada a falta de respostas pelos canais oficiais da prefeitura, alguns trabalhadores da saúde em contato com o sindicato foram até às secretarias de saúde e administração de Natal nesta última quinta-feira (14), e lá foram informados que o complemento do Piso da Enfermagem está garantido para a próxima folha de pagamento, ou seja, o valor deverá ser pago somente no fim de agosto/25.
Ainda de acordo com as informações colhidas pelos profissionais, o Secretário de Administração, Breno Queiroga, informou que existe uma tentativa por parte da SEMAD de desmembrar às folhas e pagar os valores devidos do Piso da Enfermagem aos contratos temporários até o dia 20 de agosto, porém a secretaria também já antecipou que não garante concretizar essa possibilidade.
Para nós do Sindsaúde/RN essa situação só escancara o que a gestão de Paulinho Freire pretende fazer com a saúde de Natal, que está sob o risco imediato da privatização das UPAs, com a inserção das Organizações de Saúde nessas unidades. O objetivo dessa atual gestão - que é a continuidade dos desmandos do Ex-Prefeito Álvaro Dias - é de ampliar os contratos temporários e precarizar cada vez mais o trabalho desses profissionais com vínculos frágeis, que não garantem direitos básicos, como; receber salários, complementos e gratificações em dia.
É preciso barrar de uma vez por todas esses ataques, e para isso, os trabalhadores da saúde de Natal precisam estar organizados e unidos. Desde já, o sindicato faz um chamado à todos e todas, para no dia 28/08, comparecerem às 9h da manhã, em frente à Câmara Municipal de Natal, para um dia de enfrentamento e reivindicação. Contamos com vocês!