Thalia Varela
Thalia Varela

08/10/2025, 16h


Na manhã desta quarta-feira (08), o Sindsaúde/RN participou de uma audiência na Secretaria Municipal de Administração de Natal com o Secretário de Administração, Brenno Queiroga, e com representantes do Soern, Sindern e Sinfarn para discutir algumas pautas reivindicadas pelos servidores da saúde do município. 

Dentre os principais temas abordados neste encontro, os sindicatos pontuaram a questão da Data Base, na qual foram encaminhadas três propostas para avaliação do prefeito Paulinho Freire, que ficou de dar uma devolutiva sobre o assunto no dia 17 de outubro. Dada essa previsão, os sindicatos estão articulando a convocação de uma Assembleia com a Saúde de Natal para o dia 20/10, com hora e local ainda a confirmar. 

Em relação às verbas referentes ao Componente de Qualidade, os sindicatos informaram ao secretário da SEMAD sobre o recente acordo firmado entre os profissionais da saúde bucal e a SMS, em relação à divisão do incentivo entre os ASBs e os Cirurgiões Dentistas. Com isso, reforçaram a necessidade de iniciar as negociações para estabelecer a divisão do incentivo para os profissionais da atenção básica e da eMuti. O Sindsaúde/RN se propôs em elaborar e apresentar uma minuta para esse projeto o quanto antes. 

Sobre o cadastro do PASEP foi informado que só tem direito quem recebe até 2 salários mínimos mensais. A orientação dada ao longo da reunião com a SEMAD é de que àqueles que se enquadram na regra devem procurar o Sindsaúde/RN, portando RG, CPF, Comprovante de Residência, Matrícula e os 3 últimos contracheques atualizados, para o sindicato montar uma lista e repassar para a Prefeitura atualizar os dados dos servidores. 

Por fim, o Sindsaúde/RN pontuou a necessidade urgente na realização de um novo Concurso Público da Saúde de Natal em 2026, tendo em vista a realidade cruel vivenciada atualmente nos serviços de saúde do município, que sofrem com o déficit de profissionais, sobrecarga de trabalho, junção de serviços, adoecimento, entre outros problemas que afetam diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.