Nesta última segunda-feira (06), o Sindsaúde/RN e o SOERN se reuniram com a Secretária Adjunta da Saúde de Natal, Sandra Raíssa, para fechar um acordo em relação a divisão dos recursos referentes ao Componente de Qualidade destinado aos profissionais da saúde bucal no município. Após várias rodadas de negociação entre as categorias, ficou firmado uma divisão da verba para os Cirurgiões Dentistas e os ASBs, uma vez que o recurso enviado pelo Governo Federal funciona como forma de incentivo ao trabalho desses profissionais.
Para assegurar o acordo firmado entre os profissionais e a gestão, agora é necessário o envio de um Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Natal para regulamentar a divisão do recurso o mais breve possível. Na ocasião, também foi discutida a possibilidade de encontrar uma solução para garantir o pagamento dos valores retroativos, uma vez que a verba do Componente de Qualidade para a saúde bucal já está sob posse da gestão do prefeito Paulinho Freire. Para isso, os sindicatos solicitaram à Secretária Adjunta da SMS a minuta do projeto para que o texto seja apreciado pelos setores jurídicos dos sindicatos antes do envio à Câmara Municipal.
“Essa conquista é a prova que a luta dos servidores valeu a pena e que estaremos sempre atentos para que a gestão cumpra com os acordos firmados entre os sindicatos representativos de cada categoria”, afirma Paulo Martins diretor do Sindsaúde/RN que ainda completa, “só descansaremos quando a minuta do projeto for revisado, enviado e aprovado na Câmara Municipal e quando finalmente o dinheiro estiver no bolso dos trabalhadores”, finaliza o sindicalista.