Na tarde desta quinta-feira (11), o Sindsaúde/RN participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal sobre a reforma Administrativa e os seus impactos nos direitos históricos cos trabalhadores e trabalhadoras. A atividade foi promovida pelo vereador Daniel Valença (PT), que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Servidoras, dos Servidores e dos Serviços Públicos do Município de Natal.
Durante a audiência, Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde/RN reafirmou a posição contrária a Reforma Administrativa, que está sendo construída entre governo Lula, o Congresso e o Judiciário. Ameaçando direitos históricos do funcionalismo e a própria existência dos serviços públicos no país.
Entre os ataques estão a ampliação de contratações temporárias e terceirizações, flexibilização da estabilidade, restrições ao teletrabalho, avaliação de desempenho atrelada a bônus por metas, sem valorização salarial, reestruturação de carreiras ou recomposição das perdas acumuladas.
Ainda que o Planalto aposte no discurso da modernização do aparato estatal, na prática o que se vê é a retomada das ações da PEC 32 elaborada durante o governo Bolsonaro, que só não avançou porque os servidores fizeram muita luta. Em outras palavras, é o mesmo projeto que chega agora com nova roupagem. Por isso, dizemos NÃO À REFORMA ADMINISTRATIVA!
Para barrar esse retrocesso, é urgente mobilização! É necessário que os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público se organizem com total independência frente ao governo, para defender não apenas seus direitos, mas o próprio funcionamento dos serviços públicos no país.