Na tarde desta quarta-feira (28), o Sindsaúde/RN juntamente com o Sindern, Sintase Mato Grande e AMAS (Associação Municipal dos Agentes de Saúde), entregaram a Secretária de Saúde de Ceará- Mirim, Maria de Lourdes Queiroz, uma minuta de lei que trata sobre o Componente de Qualidade, que já vem sendo repassado ao Município desde 2024, mas não está sendo destinado às equipes de saúde conforme o esperado. O texto que foi elaborado conjuntamente pelas entidades, propõe que o incentivo seja pago de forma igualitária, sem distinção por categoria.
Após a entrega do documento, a secretária de saúde afirmou que, até o dia 28 de maio, a Procuradoria-Geral do Município dará o parecer sobre a minuta, e em seguida, o prefeito deve enviar a proposta de lei para votação na Câmara Municipal. No dia seguinte, 29 de maio, acontece a reunião da Mesa SUS de Ceará-Mirim, onde será cobrado pelas entidades o andamento do projeto de lei. Na reunião também será discutida a pauta do Plano de Cargos. Os sindicatos aguardam que a gestão apresente uma proposta de texto para o PCCS, para que as entidades possam formar uma comissão de avaliação.
Ao finalizar reunião da Mesa SUS, o Sindsaúde/RN repassará os informes do que foi discutido, como também, vai organizar um dia de mobilização com todos os trabalhadores da saúde de Ceará-Mirim.