Culpa e descaso dos governos
Natal, cidade turística que vem crescendo economicamente a cada ano, não tem um sistema de drenagem. Sempre que chove, vários pontos da cidade ficam alagados. Mas dessa vez as chuvas de junho vieram com mais força, anunciando uma tragédia para várias famílias de Mãe Luiza e de outros bairros. Mais de 70 famílias ficaram desalojadas por terem suas casas interditadas ou ameaçadas de desabamento. E por causa do descaso do governo agora enfrentam as dificuldades, dividindo abrigos com muitas pessoas, além da falta de água potável.
Para tentar amenizar, o governo diz que a catástrofe foi causa natural, mas não é verdade. Desde 2008 existiu o plano de drenagem para as áreas de risco ficou engavetado e a prefeitura nada fez. A Copa do Mundo passou por Natal e a prefeitura tentou mascarar os problemas por todas as partes, colocando os problemas sociais para debaixo do tapete. Enquanto se investiu milhões em decorações e no estádio, as autoridades esqueceram dos moradores da periferia e não deram nenhuma prioridade para a prevenção de situação como essa.
Os moradores de Mãe Luiza estão esperando o aluguel social que já foi aprovado pela Câmara no dia 1º de julho. O auxílio-aluguel é uma medida mínima e insuficiente para que os atingidos pelo deslizamento de terra possam sair dos abrigos para alugar casas, pois só atenderá famílias com renda inferior a três salários mínimos. Mas até o momento nem esse auxílio, de no máximo R$ 724, começou a ser pago.
VÍDEO COM DEPOIMENTOS DOS MORADORES