Fernanda Soares
Fernanda Soares

12/01/2026, 13h


Na manhã desta segunda-feira (12), sindicatos realizaram um ato público em frente à Governadoria, para denunciar o atraso no pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Estado. O Sindsaúde/RN participou da mobilização em solidariedade aos aposentados e aposentadas da saúde, que seguem de bolso vazio. A indignação se deve ao descumprimento do compromisso anunciado pela governadora Fátima Bezerra, que havia prometido realizar o pagamento no dia 09 de janeiro. 

Durante o protesto, uma comissão de sindicatos tentou ser recebida por representantes do governo no Gabinete Civil, com o objetivo de obter uma confirmação oficial sobre a data de pagamento. A iniciativa ocorreu após a circulação de uma nota informando que o repasse seria realizado nesta segunda-feira (12). A comissão foi recebida pela coronel Ana Paula, que tentou intermediar o contato com membros do governo, mas não havia representantes disponíveis.

Mesmo sem reunião formal, a coronel informou à comissão que o secretário executivo do Tesouro confirmou a veracidade da nota divulgada e assegurou que o pagamento do 13º salário seria efetuado ao longo do dia desta segunda (12). No entanto, caso o pagamento não seja efetuado, a categoria promete uma paralisação na Governadoria nesta terça-feira (13), às 09h. 

Para o Sindsaúde/RN, é inadmissível que o governo que se diz de origem popular agir dessa forma, penalizando aqueles e aquelas que contribuíram por décadas com o serviço público do estado. O atraso já é recorrente e não aceitamos que o governo trate de forma diferenciada os aposentados. Aposentados, sim! Inativos, nunca!