Fernanda Soares
Fernanda Soares

11/04/2016, 14h


Nesta segunda-feira (11), os servidores do Walfredo Gurgel se reuniram no auditório do hospital, para discutir a pauta da campanha salarial 2016, aprovada em assembleia do estado no dia 17 de março.  A reunião faz parte do plano de lutas que se iniciou no dia 1º de abril com o ato público contra o governo Dilma e a oposição de direita.  

Ao longo do mês, serão realizadas reuniões nos locais de trabalho e em hospitais do interior do estado, acompanhada de uma campanha em defesa da saúde pública do RN e do início das negociações com a Sesap.

Além da discussão da campanha salarial, os servidores discutiram a construção do ato público unificado nesta quinta-feira (14), aprovado pelo Fórum dos Servidores Estaduais do RN, contra o Projeto de Lei 257 que restringe a ampliação do quadro de pessoal, do reajuste real de salários do funcionalismo, suspende reajuste do salário mínimo e os benefícios de servidores, cortando em até 30%, entre outros ataques.

Para Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN, é muito importante que os servidores saiam dos setores para participar do ato, pois o projeto que transfere a conta da crise para os servidores e serviços públicos

“Nós enquanto servidores, precisamos mais do que nunca estar na luta, pois os governos lançam ataques e mais ataques, transferindo a responsabilidade da crise em nossas costas. Portanto, é muito importante participarmos do ato unificado, pois se o PL 257 for aprovado, significará consequências nefastas aos servidores públicos. Além disso, vamos fazer o mural da vergonha denunciando esse ataque brutal e as condições da saúde”, disse Egídio

Ainda, segundo Egídio, o ato é uma bandeira da luta do Sindsaúde em conjunto com os outros sindicatos e fará parte do início da campanha salarial 2016.

Ao final a assessoria jurídica do sindicato esclareceu algumas dúvidas dos servidores em relação à insalubridade; a ação contra o estado para que o mesmo pague em dia os salários e a decisão do STF, que ameaça a estabilidade dos servidores - de acordo com a assessoria jurídica, essa decisão não abrange a administração direta, ou seja, não afeta os servidores não concursados da saúde. Foi informado também, que até o final do mês o Ipern retomará os pagamentos dos lotes.

 

Confira os locais de trabalho que já têm reuniões marcadas:

 

DATA

HORÁRIO

LOCAL DE TRABALHO

11/04

9h

HOSPITAL WALFREDO GURGEL

 

12/04

15h

HEMONORTE

 

14/04

15h

HOSPITAL SANTA CATARINA

 

18/04

9h

HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO

19/04

15h

HOSPITAL JOÃO MACHADO

25/04

9h

SESAP

26/04

15h

HOSPITAL MARIA ALICE

 

Confira a pauta de reivindicações dos servidores da saúde do estado do RN