Com auditório lotado, os servidores da saúde de Parnamirim acompanharam nesta quinta-feira (29), a terceira reunião da Mesa SUS de Parnamirim na gestão da prefeita Profª Nilda. Além da representação do Sindsaúde/RN e demais sindicatos que compõem a mesa, a reunião começou com a presença do Secretário de Saúde de Parnamirim, Rogério Gurgel, os Secretários Adjuntos da SESAD, Lealdo Pezzi e Hitiara Lopes, além do Diretor de RH da secretaria de saúde, Breno Eduardo. Na ocasião, foi lido o regimento da Mesa SUS e formalizado os novos nomes que vão compor e deliberar no grupo de negociação.
De início, o Secretário de Saúde informou que no último dia 28 de maio, foi publicado os nomes que vão compor a Comissão de Otimização e Encargos Funcionais (COEF), criado para realizar um estudo acerca da revogação progressiva das disposições constantes no art. 1º do Decreto nº 7.644/25, que trata sobre gratificações, licenças, incentivos, progressões e demais direitos dos servidores da saúde. Após a publicação de ontem (28), a COEF tem um prazo de 20 dias para fazer o levantamento de dados e realizar estudos para apresentar propostas à categoria sobre suas demandas.
Ao longo da reunião, muitos assuntos relacionados à pauta de reivindicações da categoria foram pontuados, mas infelizmente, a gestão não apresentou resoluções plausíveis para os questionamentos levantados pela categoria. O secretário adjunto da SESAD, Lealdo Pezzi, reiterou que é necessário aguardar o prazo estabelecido até o dia 16 de junho, para que a COEF apresente as respostas necessárias.
O mês de maio foi um marco importante para a luta dos trabalhadores da saúde de Parnamirim, que realizaram várias paralisações, atos públicos na frente da prefeitura, assembleias da saúde, reuniões com a gestão, mas infelizmente, só tiveram um único avanço (formação da COEF) na pauta de reivindicações. Por isso, o Sindsaúde/RN reforça a necessidade dos servidores comparecerem no dia 03 de junho, para a Assembleia da Saúde de Parnamirim com indicativo de greve, que vai acontecer às 9h da manhã, em frente à Prefeitura, para discutir o caminho trilhado até aqui e aprovar os próximos passos da luta da saúde municipal. Contamos com a participação de todos e todas!