Na manhã desta terça-feira (25), os servidores e servidoras da saúde de Natal realizaram mais um ato de mobilização, desta vez em frente à Câmara Municipal, para cobrar dos vereadores atenção e posicionamento diante da pauta de reivindicações da categoria que segue sendo negligenciadas pela gestão do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).
Durante o protesto, trabalhadores (as) denunciaram a falta de respeito do prefeito de Natal e criticaram a postura do Judiciário, que, vem limitando o direito constitucional de greve e impedindo a categoria de lutar por melhores condições de trabalho.
Entre os principais pontos reivindicados estão: o cumprimento da Data-Base; o pagamento do retroativo do Piso da Enfermagem; a implantação de gratificações previstas em lei; a regulamentação do Piso da Radiologia e do adicional de insalubridade específico da área; aprovação do PL dos auxiliares de enfermagem; regularização dos quinquênios e da insalubridade; abertura de debate sobre casos de assédio moral no ambiente de trabalho; além da realização de concurso público para suprir o déficit de pessoal na rede municipal.
Durante a atividade, o Sindsaúde/RN organizou comissões formadas por diretores sindicais e servidores que circularam pelos gabinetes da Casa Legislativa. Em cada um dos 29 gabinetes, as comissões entregaram um ofício formal aos vereadores e vereadoras, solicitando apoio e compromisso na defesa da pauta da saúde.
O sindicato destaca que seguirá pressionando o Legislativo e o Executivo até que as reivindicações sejam atendidas e que a categoria seja tratada com respeito e diálogo. Por esse motivo, o Sindsaúde/RN convoca todas as servidoras e todos os servidores da saúde de Natal para mais uma mobilização em frente à SEMAD, na próxima segunda-feira (dia 1), a fim de acompanhar a reunião da Mesa SUS que decorrerá no mesmo dia.