Na manhã desta terça-feira (22) os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do município de Natal realizaram uma Assembleia geral com indicativo de greve. Na ocasião, a categoria aprovou um dia de paralisação com Assembleia e indicativo de greve, para o dia 07 de maio.
A gente só consegue alguma coisa se for através de luta. Desde já, é importante que cada categoria comece a mobilizar os seus setores pra ir pra rua. Então, se existe hoje uma data-base é porque a gente lutou lá em 2010, enfatizou uma servidora da saúde.
A categoria discutiu diversos pontos da pauta de reivindicações que será discutida na primeira reunião da Mesa de negociação SUS do município de Natal, com a gestão de Paulinho Freire (União Brasil), no dia 30 de abril. Entre os pontos estão: A Data-Base; o retroativo do Piso da Enfermagem; Corte das gratificações; Piso da Radiologia e insalubridade da radiologia; PL dos auxiliares de enfermagem; mudança dos auxiliares de farmácia e técnicos de nutrição da lei 118 para lei 120; implantação das gratificações; quinquênios e insalubridade; debate sobre assédio moral; estrutura das unidades; gestão democrática; concurso da saúde de Natal 2025 e RT Farmacêutico.
Por isso, nós do Sindsaúde/RN convocamos toda a categoria a se mobilizar e participar ativamente desse dia de paralisação. Dependendo do resultado da reunião com a gestão, a categoria deve aprovar um calendário de luta e uma possível greve da saúde de Natal.