Devido às fortes chuvas que assolam a capital potiguar, principalmente na madrugada e início da manhã desta sexta-feira (8), os(as) servidores (as) do Hospital João Machado estão sofrendo com alagamentos e infiltrações dentro dos postos de enfermagem 1 e 3. Em um vídeo enviado ao Sindsaúde/RN, é possível constatar a situação dos locais que, além de totalmente alagados, também apresentam vários pontos de mofo.
Como sempre denunciamos por aqui em casos como este, os alagamentos dentro das unidades compromete a saúde dos pacientes e dos trabalhadores podendo ser um vetor de doenças e tornando o local ainda mais insalubre. Além disso, a água em contato com a fiação elétrica expõe as pessoas ao risco de choques elétricos. Não bastasse o problema dos alagamentos, o João Machado também encontra-se há muito tempo com o raio-x quebrado. Os profissionais estão improvisando com uma máquina portátil que, devido ao uso contínuo, também está passível de quebra a qualquer momento.
Enfim, uma unidade de saúde incapaz de enfrentar uma noite de chuva não pode ser um lugar seguro para os seus pacientes. É falta de compromisso, é descaso e não é de hoje. A situação de insalubridade nas unidades de saúde se agrava, cada vez mais, a cada chuva. Exigimos do governo de Fátima Bezerra (PT), do Ministério Público do Trabalho e da Vigilância Sanitária vistorias nas unidades de saúde do Rio Grande do Norte.