Fernanda Soares
Fernanda Soares

24/05/2022, 12h


Ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio a primeira reunião presencial da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas após mais de dois 2 anos. Devido a pandemia, as reuniões estavam ocorrendo de forma virtual. A atividade aconteceu em São Paulo/SP e contou com a participação de diversas entidades sindicais, entre elas o Sindsaúde/RN representado pela  coordenadora, Rosália Fernandes e o diretor, Flávio Gomes. Além das entidades, movimentos populares também estiveram presentes.
 
A pauta intensa para três dias de atividades refletiu a atuação da Central em importantes processos de mobilização da luta dos trabalhadores.
 
Entre eles, as lutas que vêm ocorrendo no Brasil, como na CSN de Volta Redonda (RJ), dos profissionais da educação em Belém (PA), trabalhadores da saúde em Natal (RN), servidores públicos do INSS e a greve vitoriosa de garis no Rio de Janeiro.
 
As iniciativas internacionais recentes, que abrangem o Encontro da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, realizado em Dijon (França), e o Comboio de Solidariedade aos Trabalhadores e Trabalhadoras Ucranianos, marcaram a consolidação da atuação internacionalista da CSP-Conlutas e terão destaque na reunião.
 
O debate da conjuntura atual orientou os passos da Central para os próximos meses.
 
Conselho Fiscal, comunicação, autodefesa dos trabalhadores e realização dos setoriais presenciais também fizeram parte da pauta; assim como a votação de das resoluções, moções e relatórios setoriais, que aconteceu no domingo (22).