Francisca Pires
Francisca Pires

27/06/2025, 08h


Nesta quinta-feira (26), aconteceu a primeira reunião entre as entidades sindicais Sindsaúde/RN, Sindern, Soern e Sinfarn com representantes da gestão Paulinho Freire (União Brasil), após o encerramento da greve dos servidores da saúde municipal. A paralisação foi suspensa por decisão liminar do desembargador Cornélio Alves, do TJRN, que determinou a interrupção imediata do movimento grevista sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

O encontro contou apenas com a presença da secretária adjunta de Saúde, Sandra Fernandes, e da representante da Secretaria de Gestão Participativa do Trabalho e Saúde, Ana Luiza Tersuliano. A gestão municipal se limitou a apresentar a retomada da Mesa SUS como espaço de diálogo permanente, sem discutir nenhuma das pautas previamente estabelecidas pelas categorias em greve.

Diante da cobrança das entidades sindicais, foi agendada uma reunião extraordinária para o próximo dia 09 de julho, com expectativa da participação do secretário de Saúde e da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD). As entidades reivindicam que a gestão apresente propostas resolutivas e um calendário de atividades concreto.

Durante a reunião da última quinta (26), a gestão alegou dificuldades orçamentárias e se comprometeu apenas em “fazer o que for possível”. Também ficou acordado o envio do relatório de impacto financeiro que embasa a proposta de reajuste de apenas 5%, documento que será analisado pelas entidades.

O Sindsaúde/RN reafirma seu compromisso com a categoria e seguirá cobrando da Prefeitura de Natal uma postura séria e transparente diante das justas reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A luta continua!