Thalia Varela
Thalia Varela

13/08/2025, 15h


Os trabalhadores da saúde de Parnamirim foram às ruas na manhã desta quarta-feira (13), em mais um dia de paralisação de 24h dos serviços, para mostrarem a insatisfação da categoria diante das inúmeras tentativas de negociação da pauta com a gestão da Prefeita Nilda. Os servidores se concentraram em frente ao CIS e saíram em caminhada pelo centro da cidade, denunciando à população às péssimas condições de trabalho, os baixos salários e a falta de compromisso da prefeitura em atender as reivindicações dos profissionais. 

A caminhada finalizou em frente a Câmara Municipal onde os trabalhadores acompanharam a votação do PL que reajusta em 7,5% o salário de boa parte dos servidores públicos de Parnamirim, incluindo a categoria da saúde. Apesar do Projeto de Lei de recomposição salarial ter sido aprovado em 1ª votação, por unanimidade, para o diretor do Sindsaúde/RN, Paulo Martins, os valores propostos pela prefeitura são irrisórios comparados às perdas salariais dos últimos anos “esses 7,5% são insignificantes tendo em vista as perdas da categoria, muitos trabalhadores da saúde ainda trabalham sem receber suas gratificações, insalubridade e tantos outros direitos que são negados e que ajudam a complementar o salário”, destaca Paulo. O sindicalista ainda completa “lotamos essa Câmara e mostramos aos vereadores a nossa força e  indignação, não estamos satisfeitos só com isso. Esse reajuste é um primeiro passo, mas está longe de ser o ideal, teremos que seguir na luta até que todos os nossos pontos sejam atendidos”, finaliza o diretor do Sindsaúde/RN. O PL ainda passará pela 2ª votação na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (14).

Após a votação, os servidores se reuniram em Assembleia da Saúde e aprovaram recalcular às perdas salariais da categoria até julho/25, mas desta vez, subtraindo o percentual de 7,5% concedido como reajuste pela nova gestão. O objetivo é apresentar os dados atualizados na reunião da Mesa SUS de Parnamirim, marcada para o dia 25/08. Também foi aprovado uma nova paralisação de 24h na saúde de Parnamirim com Assembleia no dia 29 de agosto, às 9h da manhã, para os trabalhadores analisarem seus contracheques e decidirem os próximos rumos da luta no município.