Desde outubro de 2024 o Sindsaúde/RN vem recebendo denúncias dos trabalhadores e trabalhadoras da regulação estadual. O prédio onde funciona o serviço, localizado na Av. Floriano Peixoto, no Centro de Natal, tem um histórico antigo de elevador quebrado, sem previsão de conserto definitivo.
Em uma dessas quebras levou cerca de um mês para a peça chegar do estado de São Paulo. Agora, nesse novo incidente,não há sequer uma previsão de retorno e os servidores (as) estão sendo obrigados a subir vários lances de escada todos os dias. Idosos ou pessoas com mobilidade reduzida não têm chance de circular dentro do espaço.
É importante ressaltar que, em Natal/RN, a exigência de elevadores em prédios é regulamentada pelo Código de Obras e Edificações do Município, além das normas de acessibilidade nacionais. Essa exigência ocorre em prédios com mais de três andares, especialmente para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O prédio em questão, que é um anexo da SESAP, tem sete andares no total.
Alguns servidores começaram a se recusar a subir as escadas e se acomodar no térreo, mesmo que lá não seja seu setor de origem. Segundo as informações, já foi informado que para o elevador não haverá um conserto total, apenas esses paliativos, um completo absurdo. Subir seis lances de escada para poder trabalhar é desrespeito demais, não acha governadora Fátima Bezerra (PT)? Os servidores e servidoras da regulação merecem condições dignas de trabalho. O Sindsaúde/RN irá acompanhar de perto o andamento do caso, levando para as mesas de negociação cabíveis. Exigimos a resolução por completo do problema já!