Nesta última quarta-feira (08), a Governadora do RN Fátima Bezerra (PT), entregou a reforma e ampliação da Maternidade Monsenhor Antônio Barros que faz parte do Hospital Regional de São José de Mipibu/RN. Em contrapartida, atualmente, não existe profissionais suficientes para atender a nova demanda do hospital que está com 20 leitos fechados por falta de mão de obra especializada.
De acordo com informações apuradas pela direção do Sindsaúde/RN sobre o dimensionamento da unidade, faltam: 93 técnicos de enfermagem, profissionais bioquímicos, técnicos em laboratório, farmacêuticos além de técnicos administrativos para fechar as escalas de plantões. Apesar do grande déficit, Fátima Bezerra informou no discurso de inauguração da unidade - veiculado nas redes sociais do Governo o Estado - que vai convocar 30 novos profissionais para trabalhar no Hospital Regional de São José de Mipibu na próxima segunda-feira, 13 de outubro.
Dada essa realidade, o Sindsaúde/RN chama a atenção do Governo do RN e toda população, sobre os riscos de ampliar e abrir serviços públicos sem o planejamento adequado de também convocar, em paralelo, os profissionais para atuar nesses locais. Reforçamos desde já que esse quantitativo é insuficiente para suprir a nova capacidade do hospital - que já atendia com falta de pessoal e sobrecarga de trabalho - e por isso, é necessário que a SESAP e a Governadora do RN se comprometa em convocar o máximo de profissionais do Concurso Público da Saúde do RN 2025 para atender a real demanda da saúde estadual.