Fernanda Soares
Fernanda Soares

23/01/2014, 15h


Aposentada mostra contracheque, na greve de dezembro

Na próxima quinta-feira (30), às 14h, no Sindsaúde, haverá uma reunião com os servidores aposentados, para discutir o reajuste dos 22% nas gratificações (GAE e Jornada Especial). No início desta semana, representantes da Sesap informaram que o pagamento não foi incluído na folha de pagamento de janeiro, por problemas técnicos.

Segundo o responsável pela folha, teria que ser feito uma reprogramação, o que atrasaria todos os pagamentos. Em virtude disso, a Sesap e Searh anunciaram nesta quinta (23), que vão implantar o reajuste dos 22% de uma só vez, em parcela única, nos salários de fevereiro. Ou seja, todos os aposentados que recebem estas gratificações receberiam o reajuste de 22% no pagamento de fevereiro.

A reunião com os aposentados irá discutir a implantação do reajuste e também a luta pelo pagamento retroativo (referente aos meses nos quais os servidores da ativa tiveram o reajuste) e pela incorporação dos 50% das gratificações ao salário-base, que vem sendo implantada nos salários dos demais servidores. Participe!



CRONOLOGIA DOS 22%

2012
Junho –
Após a greve no estado, o governo se compromete com o reajuste de 22% nas gratificações (GAE e Jornada Especial. No entanto, esse reajuste só é concedido aos servidores da ativa.


2013

Setembro –
Após uma nova greve, o governo estadual assinou um acordo, se comprometendo a pagar os 22% aos servidores aposentados, além do valor retroativo. O pagamento seria feito em três grupos, nos salários de janeiro, fevereiro e março de 2014.

Novembro – Quebrando o compromisso, o governo anuncia que não havia garantias do pagamento aos aposentados e do restante do acordo.

Dezembro – A quebra do acordo leva a uma nova greve, em dezembro. Após a greve, a Sesap voltou atrás e afirma que os 22% serão pagos, no prazo combinado. O anúncio foi feito em uma reunião na Searh, em 30 de dezembro, com o Sindsaúde.

2014
Janeiro – A Sesap não consegue garantir a implantação dos 22% nos salários de janeiro. Dias depois, anuncia a implantação em parcela única, nos salários de fevereiro. Não há garantias do pagamento do valor retroativo.



VÍDEO: APOSENTADAS COBRAM DE ROSALBA O PAGAMENTO DOS 22%