O Sindsaúde/RN denuncia com indignação o governo Fátima Bezerra (PT) pelo desrespeito com os aposentados e aposentadas da saúde. Depois de sucessivos adiamentos, a gestão estadual voltou a descumprir a promessa de implantar, no mês de agosto, as progressões para os servidores (as) que têm mais de 30 anos de serviço, o que já deveria estar valendo desde maio deste ano.
Durante reunião da Mesa SUS, na última segunda-feira (28), a direção e assessoria jurídica do sindicato foram surpreendidos com a informação de que o governo não vai implantar as progressões dos (as) aposentados (as) em agosto retroativo a maio, o sindicato então exigiu que fosse publicado um calendário com os lotes de pagamento ainda para este ano. Em vez disso, a gestão publicou no Diário Oficial uma portaria com pouco mais de 400 nomes, número que representa menos de 5% dos 13.500 vínculos de aposentados (as) com direito ao enquadramento.
A justificativa apresentada, de que o governo “não tem condições” de analisar todos os vínculos de uma vez, é inaceitável. Faltou responsabilidade, organização e, sobretudo, vontade política. Os aposentados (as) com paridade, portanto, ficam mais uma vez imensamente prejudicados, afinal, já recebem os pagamentos depois dos servidores (as) da ativa, não têm direito a piso da enfermagem, nem incentivo à qualificação e agora nem as progressões estão recebendo. Por isso, para debater os próximos rumos desta luta, é de suma importância a participação massiva dos aposentados e aposentadas na assembleia desta quinta-feira (31), às 9h, no sindicato dos bancários.
O Sindsaúde/RN exige, primeiramente, que o governo publique imediatamente uma nota explicativa e o calendário de implantação por lotes ainda para este ano e retroativo a maio, conforme prometido. Também exige a aceleração da análise e da implementação das progressões, com respeito a todos os aposentados e aposentadas que já esperaram demais por esse direito!
Confira o vídeo: