De acordo com denúncia realizada nesta sexta-feira (09) ao Sindsaúde/RN, há cerca de 2 meses o freezer de armazenamento de plasma da Agência Transfusional do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) encontra-se quebrado e sem nenhuma expectativa ou prazo para voltar a funcionar. Tudo isso porque, não existe orçamento para realizar a manutenção ou conserto do equipamento. Segundo informações apuradas pelo Sindsaúde/RN, atualmente esses materiais biológicos estão sendo redirecionados ao laboratório da unidade, disputando espaço de armazenamento com outros tipos de coletas, o que prejudica a capacidade de estocagem do local.
Além do freezer para plasma, vários equipamentos eletrônicos e outros tipos de objetos hospitalares como: cadeiras de rodas, macas e suporte de soro são direcionados para a sala de reparos. Porém, como até hoje não existe orçamento para consertos e manutenção de equipamentos permanentes no Hospital Santa Catarina, esses objetos são depositados em uma sala e acabam se deteriorando com o tempo.
Para a diretora do Sindsaúde/RN, Ana Karla Galvão que também é servidora da unidade, é preciso que essa situação seja resolvida o mais rápido possível. ”É necessário que a Secretaria de Estado da Saúde Pública busque providências e separe um orçamento específico para esse tipo de reparo, pois sabemos que um plasma bem armazenado pode salvar vidas e precisamos minimamente garantir isso à população”, afirma Ana Karla. A diretora do Sindsaúde/RN também informou que já denunciou o caso ao Conselho Estadual de Saúde e aguarda a manifestação da SESAP.