Fernanda Soares
Fernanda Soares

16/11/2022, 13h


Na última quinta-feira (10) o Sindsaúde/RN denunciou, em vídeo, o caos gerado pela superlotação na UPA Potengi. Nas imagens, algumas mães relatam que o aumento na demanda está causando aglomeração na unidade, que mistura pacientes clínicos,com covid, pediátricos e psiquiátricos no mesmo corredor. Além disso, a direção do sindicato apurou que faltam profissionais de saúde para suprir os atendimentos e equipamentos essenciais como ventiladores mecânicos para entubação e aparelhos HGT para pacientes diabéticos.

A situação foi prevista e previamente denunciada pelo Sindsaúde/RN há semanas. Desde o fechamento da pediatria da UPA Pajuçara, a população da Zona Norte agora precisa recorrer a UPA Potengi para garantir o atendimento das crianças. Nesse sentido, o último fim de semana, logo após nossa publicação, também foi caótico. A unidade do Potengi que tinha uma média de 50 atendimentos previstos atendeu mais que o dobro, 105 crianças. Lembramos que quando o fechamento da pediatria da Upa Pajuçara ainda era apenas uma ameaça, mães, pais e avós da comunidade realizaram dois atos públicos, em frente a unidade, para pedir que o Prefeito Álvaro Dias (PSDB) voltasse atrás na decisão e não retirasse o atendimento do local. Infelizmente, nem mesmo o relato das próprias crianças foi o suficiente para reverter a situação. Portanto, diante desse cenário, não há outro caminho que não seja uma luta organizada entre a população, trabalhadores (as) da saúde e entidades sindicais.

Por este motivo, o Sindsaúde/RN, em conjunto com o Sindern, Soern, Sinfarn e Sinsenat, convoca toda a base para uma Assembleia Unificada na próxima sexta-feira (25), às 8h30, no auditório dos Bancários (Av. Deodoro da Fonseca, 419, Cidade Alta). Na ocasião, além da situação das Upas Pajuçara e Potengi e demais fechamentos dos serviços de Saúde, serão discutidos os seguintes pontos: mesa greve, insalubridade, quinquênio, progressões e o Piso da Enfermagem. Um calendário de luta contra a truculência do prefeito Álvaro Dias (PSDB) precisa ser elaborado e aprovado o mais rápido possível. Vamos à luta! Chega desse descaso.

 

Confira o vídeo na íntegra aqui. https://www.instagram.com/p/ClBxwVPD5aa/