Fernanda Soares
Fernanda Soares

11/02/2026, 12h


Não é novidade que, quando chove em Natal, a cidade fica um verdadeiro caos. Alagamentos, trânsito parado e um cenário de guerra nas unidades de saúde e hospitais, que sofrem com os impactos das fortes chuvas. Mas, essa situação só se agrava diante da negligencia dos governos com os serviços públicos, em especial com a saúde pública. 

Diante das chuvas na manhã desta quarta-feira (11), o Sindsaúde/RN recebeu a denúncia de que a enfermaria da psiquiatria do Hospital João Machado amanheceu alagada. A situação expôs pacientes e profissionais a condições precárias e insalubres. De acordo com um vídeo enviado à comunicação do sindicato, a água invadiu áreas da enfermaria durante esta manhã, comprometendo o ambiente destinado ao atendimento de pacientes psiquiátricos, que já se encontram em situação de vulnerabilidade. 

Infelizmente, essa situação não é a primeira e não será a última durante períodos chuvosos. É um problema recorrente e que reacende o debate sobre investimentos em manutenção preventiva e infraestrutura hospitalar. Em uma capital onde as chuvas intensas já são previsíveis em determinadas épocas do ano, é inadmissível a ausência de medidas por parte do governo do Estado e da prefeitura do Natal. Até quando irão colocar a culpa na natureza? 

Por isso, mais uma vez, o Sindsaúde/RN vem à público denunciar essa situação e cobrar providências urgentes e concretas por parte do governo Fátima Bezerra (PT). O Hospital João Machado é referência em tratamento psiquiátrico, mas vive abandonado e sendo palco de constantes denúncias em relação as condições de trabalho e infraestrutura. Governadora, o hospitais devem ser ambientes seguros, especialmente quando se trata de saúde mental. A saúde merece respeito!