Nesta última segunda-feira (25), o Sindsaúde/RN participou da reunião mensal da Mesa SUS Estadual. Além do repasse dos informes dos pontos fixos também foi debatido a situação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Na ocasião, alguns profissionais da Central de Material e do Pronto Socorro do maior hospital do RN fizeram relatos sobre a falta de RH, insumos e remédios na unidade. “Falta tudo! De bucha de lavar louça a papel toalha e até mesmo álcool 70”, desabafou uma funcionária da Central de Material do Walfredo, que ainda completou “os ar condicionados do meu setor quebram constantemente, não refrigera o ambiente devidamente e são muito barulhentos, essa situação coloca em risco à esterilização dos materiais e prejudica os funcionários que trabalham em meio ao barulho e calor”, finaliza a servidora.
A diretora do Sindsaúde/RN, Fátima Luna, que também trabalha na Central de Material do HWG, aproveitou o momento e destacou a sobrecarga de trabalho que os profissionais da CM enfrentam por causa da cooperativa médica que realiza as cirurgias eletivas no hospital. “A empresta Justz faz as cirurgias mas quem faz a assepsia do material utilizado por eles são os poucos servidores que trabalham na Central de Material. Tudo isso enquanto precisamos dar conta da esterilização dos demais materiais usados no Walfredo e, quando necessário, de outros hospitais também. A Justiz enriquece em cima do SUS e nos escravizando nos nossos locais de trabalho”, desabafou a sindicalista.
O Sindsaúde/RN reivindicou na Mesa SUS o relatório dos fiscais que acompanham os serviços prestados pela empresa terceirizada e pontuou a necessidade da Justiz, ficar responsável pela esterilização do seu próprio material. Por fim, ficou encaminhado o agendamento de uma reunião com a direção do Walfredo Gurgel para tratar sobre as cirurgias eletivas. E uma outra reunião, mas desta vez para falar sobre os problemas com o abastecimento e com a infraestrutura do Walfredo e de outros hospitais. A ideia é que ambas reuniões aconteçam antes da Mesa SUS de setembro.
CONFIRA OS DEMAIS PONTOS:
PROGRESSÕES FUNCIONAIS
Abril de 2025 (Avaliação 2024) : São 288 progressões, com efeito financeiro para maio/2025. Implantadas na folha de agosto/2025, com retroatividade a maio/2025.
Maio de 2025 (Avaliação 2024) : São 374 progressões, com efeito financeiro para junho/2025 e publicada no Diário Oficial do Estado em 31 de julho de 2025. Será implantado em setembro com retroativo a maio.
Junho de 2025 (Avaliação 2024) : São 211 progressões, com efeito financeiro para julho/2025 e publicada no Diário Oficial do Estado em 16 de agosto de 2025. O processo está na Diretoria do Fundo de Saúde Pública para juntada de empenho.
Julho de 2025 (Avaliação 2024) : São 353 progressões, com efeito financeiro para agosto/2025. Encontra-se no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta para acato de despacho de conformidade legal. Será enviado à Comissão do PCCR para elaboração da portaria.
Agosto de 2025 (Avaliação 2024) : Concluindo lista para abertura de processo.
INCENTIVO A QUALIFICAÇÃO
Lote 22: Publicada em 27 de junho/25, segundo o Despacho da SEAD, a implantação será devida a partir de agosto de 2025. Os valores retroativos devem ser inseridos na planilha de dívidas a pagar.
● Lote 23: A Portaria SEI nº 3.206, de 12 de agosto de 2025, foi publicada e encontra-se em processo de empenho pelo FES.
Lote 24: Aberto no sistema para solicitações até o dia 05/09/2025.
● Edital Interno nº 01/2025: Edital com vagas para especialização, destinado a servidores ainda não qualificados como especialistas, mestres ou doutores. As inscrições foram encerradas, e a comissão, em conjunto com a SGES, segue em processo de avaliação.
PROVIMENTO DE PESSOAL
Concurso Público - O edital para os cargos de nível médio e técnico foi homologado no dia 1º de agosto de 2025. No momento, estamos em negociação para decidir quando será feita a primeira nomeação de novos servidores. O Resultado Final para os cargos de nível superior está previsto para ser publicado no dia 30 de outubro.
Processo Seletivo - Foi esclarecido na Mesa SUS, que os contratos temporários convocados recentemente são fruto do cumprimento de uma decisão judicial, de 4 meses atrás, que obriga o Estado a suprir a necessidade de mão de obra em alguns locais de trabalho. A decisão judicial saiu próximo à homologação do concurso, o que causou confusão aos novos aprovados.
PRODUTIVIDADE
Até o final desta semana será publicada uma nova portaria com a atualização dos membros da Comissão de Produtividade. Os integrantes serão organizados em dois grupos, atuando de forma concomitante nas frentes técnica (parte escrita) e financeira. A partir da data de publicação, a Comissão terá o prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos.
PL DAS INCORPORAÇÕES
Informaram que foi realizado contato por ligação com o Dr. Nereu, que permanece afastado por motivos de saúde, com previsão de retorno no dia 10/09/2025. Sobre o tema em pauta, o Dr. Nereu comunicou que já havia estabelecido contato recente com a Governadora e com o Sr. Raimundo. No entanto, não houve avanços nas tratativas devido ao seu estado de saúde. Apesar disso, o Dr. Nereu sinalizou que os sindicatos podem agendar uma reunião para retomada das discussões. Ressaltou ainda que o momento é oportuno, considerando que já houve decisão favorável no âmbito do Judiciário sobre temas correlatos, o que fortalece o cenário para avanços nas negociações. o Sindsaúde/RN ficou de encaminhar um ofício unificado com os demais sindicatos da Mesa, solicitando o agendamento da reunião com o presidente do IPERN, para tratar do PL como também da pauta sobre o atestado de 1 (um) dia.
PLANTÕES EVENTUAIS PAGO NO MÊS TRABALHADO: Ficou encaminhado criar um grupo de trabalho para discutir o assunto e os resultados devem ser apresentados até dia 30/09, conforme estabelecido anteriormente pelo Secretário de Administração, Pedro Lopes.
AUMENTO DE CARGA-HORÁRIA DE 30H P/ 40H: A Sesap ficou de realizar o impacto financeiro do aumento de carga horária, e se comprometeu em apresentar as respostas no dia 30 de setembro.
GRATIFICAÇÃO SETOR ADMINISTRATIVO E REAJUSTE NOS VALORES DAS GRATIFICAÇÕES DE CHEFIA: Será realizado um estudo para apresentar uma proposta à Mesa até dia 30 de setembro.