Na tarde da última terça-feira (20), a Comissão de Base do Walfredo Gurgel eleita em agosto com 22 representantes, participou do primeiro curso de formação política sobre “Organização por Local de Trabalho”, com Nando Poeta.
A reunião que aconteceu no auditório do hospital debateu a importância de despertar o interesse das pessoas em estar na luta e a importância dos trabalhadores se organizarem em seus locais de trabalho.
Nando Poeta fez uma explanação sobre o papel de polo consciente que a organização por local de trabalho teve e tem para a história do movimento sindical.
“Se você não consolida as pessoas do entendimento do que é a luta, o que é a necessidade de estar organizado ela retrocede. O papel de vocês é fundamental para fortalecer o movimento. O sindicato entendendo isso, tem que estimular, convencer cada local de trabalho a desenvolver as Comissões de Base. Isso é muito importante porque nem toda direção de sindicato estimula essa organização. Muitas direções de sindicatos querem reinar, pois ela sabe que quando se desenvolve as organizações por trabalho, surgem novos dirigentes. E é muito importante outras pessoas se desenvolverem enquanto dirigentes. O que o Sindsaúde está fazendo é muito importante”, disse Nando.
Para Maria Aparecida, técnica de enfermagem há 15 anos no Walfredo Gurgel, a Comissão de Base é muito importante para fortalecer a luta.
“Sou sindicalizada há muitos anos, mas é a primeira vez que faço parte de uma Comissão de Base. Estou de férias, mas estou aqui participando desse curso porque eu quero aprender mais sobre a organização por local de trabalho. Vejo que vai ser um trabalho difícil e árduo, mas essa será a nossa tarefa de trazer as pessoas para a luta.
Para a Psicóloga Vanessa Macambira, quando as pessoas entenderem que todo mundo junto vai fazer melhor, a luta se fortalece. Vanessa acredita que com paciência e muito aprendizado é possível conquistar os colegas de trabalho para o movimento.
“A nossa luta é por todos os trabalhadores. Infelizmente muitos ainda não têm a consciência da importância de lutar, mas enquanto estivermos à frente vamos ajudar a despertar o interesse. Seja o diálogo do cafezinho, seja em outros momentos, precisamos aproveitar todos os espaços para conversar com os trabalhadores”, disse Macambira.
Os representantes da Comissão de Base do Walfredo discutiram a necessidade de se reunirem mensalmente e participarem de mais cursos de formação. Além disse, debateram algumas iniciativas como Cinedebate com a participação dos servidores, entre outras ideias.
Confira a galeria de fotos: