Thalia Varela
Thalia Varela

29/10/2025, 16h


A direção do Sindsaúde/RN participou nesta última terça-feira (28), de um ato em alusão ao Dia do Servidor (a) Público, em Natal. A atividade também contou com a participação de outros sindicatos da saúde municipal que se somaram ao movimento estendendo faixas, cartazes e bandeiras em defesa do SUS e contra a privatização da saúde na capital potiguar. 

Na oportunidade, os sindicalistas e os servidores aproveitaram para denunciar à população os riscos iminentes com a privatização das UPAs por meio das OSS (Organizações Sociais de Saúde), medida que havia sido apresentada  em julho de 2025 pelo atual prefeito Paulinho Freire (União Brasil), mas que foi suspensa pela Justiça do RN em setembro deste ano, após inúmeras denúncias e mobilizações que apontaram supostas ilegalidades no processo de convocação pública. 

Além disso, ao longo da manifestação o Sindsaúde/RN também apontou às dificuldades e entraves que a Prefeitura do Natal vem apresentando no processo de negociação da pauta de reivindicações da saúde de Natal. Pois, apesar dos sindicatos se reunirem com a SMS e SEMAD desde o início do ano, a gestão afirmou no último encontro que não haverá nenhum tipo de reposição para 2025. Os profissionais da saúde municipal seguem lutando por direitos básicos como; Data-Base,  implantação da insalubridade, realização de concurso público e melhores condições de trabalho. Dada a insatisfação das categorias da saúde com a gestão de Paulinho Freire, vários manifestantes levantaram cartazes pedindo a exoneração de Paulinho e Fora Geraldo Pinho (Secretário da SMS).