Thalia Varela
Thalia Varela

13/11/2025, 16h


Os servidores da saúde de Natal estão mobilizados e vão realizar na próxima terça-feira (18), às 9h da manhã, um ato público contra a criminalização das greves da saúde municipal. A atividade vai acontecer em frente ao prédio do TJRN, localizado na praça 7 de Setembro, Cidade Alta (em frente a Assembleia Legislativa do RN). 

Desde já contamos com a participação de todos vocês, nesse momento que será muito importante para o fortalecimento da nossa luta! 

VAMOS ENTENDER: 

Os trabalhadores da saúde de Natal estão há 4 meses impedidos judicialmente de realizarem paralisações e greves. Isso porque, a Justiça do RN determinou no dia 19 de junho de 2025 o fim do último movimento grevista encabeçado pela categoria e pelo Sindsaúde/RN, que durou apenas 3 dias. 

De lá pra cá, os servidores vem tentando incansavelmente negociar a pauta de reivindicações da categoria, sobretudo a Data-Base, que foi um dos principais pontos para a deflagração da última greve. Mas infelizmente, até o momento, a gestão do Prefeito Paulinho Freire continua enrolando, desmarca reuniões e não apresenta nenhuma proposta concreta e com prazos que atenda minimamente as necessidades e anseios da base da saúde. Diante desse cenário: impedidos de realizar greve somado a intransigência da gestão municipal, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal vão recorrer, mais uma vez, ao Tribunal de Justiça do RN, para que reavaliem a determinação e garantam o direito constitucional dos profissionais de lutar pelos seus direitos.