Francisca Pires
Francisca Pires

29/10/2025, 13h


Nesta quarta-feira (29), o Sindsaúde/RN realizou uma assembleia específica que aprovou o Projeto de Lei das gratificações transitórias nas aposentadorias, que contempla os servidores e servidoras que ingressaram no serviço público até o ano de 2003. Uma primeira assembleia só com a base do Sindsaúde/RN já havia sido realizada há cerca de vinte dias. 

Durante a reunião, a assessora jurídica do sindicato, Adonyara Azevedo, explicou que a incorporação das gratificações será feita de forma proporcional ao tempo de contribuição com desconto previdenciário sobre essas vantagens.

Mesmo com a direção do sindicato deixando claro que esse PL não é o ideal e reforçando a necessidade de uma forte luta pela aprovação e implementação do projeto, a categoria deliberou em ampla maioria pela aprovação do PL que é, por hora, o único cenário possível para esses trabalhadores (as). 

Desse modo, o Sindsaúde/RN seguirá firme na negociação, agora levando a devolutiva e as ressalvas do sindicato e base, ainda nesta quarta-feira (29), para o governo do estado, e mobilizando os trabalhadores (as) para garantir que seja finalmente respeitada essa forma de reparação, diante do confisco de tantos anos de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.