Fernanda Soares
Fernanda Soares

09/05/2013, 23h


Nesta quarta (8), cerca de 40 Auxiliares de Enfermagem, ASB´s, Auxiliares de Radiologia e de Laboratório participaram de uma assembleia no auditório do Sindsaúde-RN. Com a presença dos diretores Egídio Junior, Célia Dantas, Andrea Alexandre e Ismael Fonseca, a assembleia mostrou a indignação da categoria e teve como base os informes gerais e as propostas de mobilização do Sindsaúde.

A principal luta apontada foi a da isonomia salarial dos auxiliares em relação aos técnicos, e definida como ponto fundamental para uma campanha. "Todo auxiliar técnico deve receber na mesma tabela que os técnicos. Eu me lembro que, há cerca de 10 anos, fomos todos praticamente obrigados a fazer o curso técnico pois a função de auxiliar seria extinta. Hoje são quase 300 auxiliares, a maioria já com o curso técnico, muitas vezes em desvio de função, e sem nenhum reconhecimento. Nossa luta é para mudar isso imediatamente", afirmou Célia Dantas.

A assembleia aprovou a realização de um ato público, que já fará parte da campanha. Será no dia 22/05, às 08h30, no Baldo e irá denunciar a situação dos auxiliares, as péssimas condições de trabalho, a falta de estrutura, o assédio moral e a falta de reconhecimento.

Durante a assembleia, também foi formada uma comissão para acompanhar a mesa de negociações do município sobre a questão da isonomia entre auxiliar e técnico. A comissão foi formada na própria assembleia e o primeiro encontro acontecerá em aproximadamente 12 dias.

Além disso, o Sindsaúde-RN irá providenciar junto ao Coren a lista de atribuições dos auxiliares de enfermagem e fixar, pelo menos, duas cópias em cada local de trabalho destes servidores.

SAIBA MAIS
Veja o cartaz de convocação do ato