O Sindsaúde/RN vem a público se solidarizar com a vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), que durante a sessão desta última terça-feira (08), na Câmara Municipal de Natal, enquanto relatava que a sua mãe, profissional da saúde, teve sua vida interrompida por falta da vacina e negligência do governo Bolsonaro, o vereador Sargento Eliabe (PL) debochou com a seguinte frase “o choro é livre”.
É lamentável que o vereador Eliabe, eleito para representar os interesses da população natalense se sinta no direito de ridicularizar a fala da vereadora, demonstrando um desrespeito total contra os profissionais da saúde. Para nós do Sindsaúde, esse deboche não só feriu a vereadora Thabatta Pimenta, mas também a todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que estiveram na linha de frente no combate a pandemia da Covid-19 e à memória daqueles e daquelas que perderam suas vidas, enquanto salvavam outras vidas.
Essa discussão veio à tona diante da proposta de conceder o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Título esse que nós do Sindsaúde/RN repudiamos, tendo em vista que foi um governo marcado por posturas negacionistas e anti-ciência e de incompetência no combate à pandemia.
Para João Assunção, diretor do Sindsaúde/RN, conceder o título de cidadão natalense a Jair Bolsonaro é uma afronta e um desrespeito à toda população natalense. “O governo Bolsonaro atuou contra as recomendações de autoridades sanitárias, desrespeitou regras de obrigatoriedade de uso de máscaras, promoveu e estimulou aglomerações, colocou em dúvida a eficácia e promoveu obstáculos à aquisição de vacinas, fez campanha pelo uso de medicamentos e tratamentos não corroborados pela comunidade científica”, enfatizou.
Assim como disse a vereadora Thabatta Pimenta ao rebater o deboche do vereador Eliab “Eu chorei e vou continuar chorando”, nós do Sindsaúde/RN não nos esqueceremos de nenhuma vida interrompida pelo negacionismo do governo Bolsonaro. Chorar pelos que partiram e manter a memória viva de todos e todas que doaram suas vidas, é uma tarefa de todos, principalmente daqueles que têm o compromisso com o povo e defendem uma saúde pública de qualidade.
Nesse sentido, o Sindsaúde-RN irá protocolar um documento na Câmara Municipal de Natal repudiando a postura do vereador Sargento Eliabe (PL) e o título de cidadão natalense a Jair Bolsonaro. “Somos um sindicato da saúde e nosso papel é na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Esse título é um desrespeito à nossa categoria e aos que perderam suas vidas, não podemos aceitar”, finalizou João.
Autor: Fernanda Soares