O Sindsaúde/RN vem à público esclarecer algumas inverdades que estão sendo disseminadas pelo Grupo de Oposição (GOSS). Nos últimos dias, a oposição está divulgando um material com calúnias e Fake News contra o sindicato e nós sabemos sua real intenção. Por esse motivo, iremos esclarecer cada mentira pois o nosso interesse é e sempre será a transparência diante da base.
Primeiramente, gostaríamos de lamentar a forma baixa em que a oposição está agindo, na tentativa de desgastar o sindicato e se autopromover através de mentiras. Essa prática é totalmente despolitizada e só demonstra o quanto a oposição está desesperada para voltar a se perpetuar no Sindsaúde/RN. Por isso, não iremos tolerar que calúnias sejam disferidas contra o sindicato e alguns diretores.
Prestação de Contas: O Grupo de Oposição bate sempre na mesma tecla de que o Sindsaúde/RN não é transparente e de maneira desonesta e mentirosa, afirma que a prestação de contas deveria ser feita sempre no primeiro semestre de cada ano. No entanto, o sindicato NUNCA deixou de prestar conta com a base. Segundo o Art. 65 do Estatuto, o sindicato deve aprovar em Assembleia Geral convocada para este fim, nos termos do estatuto. Não existe em nenhum lugar de que a assembleia precisa ser feita no primeiro semestre. Além disso, a prestação completa de todos os anos fica disponível em nosso site para quer qualquer pessoa tenha acesso.
Área de Lazer: A oposição quer enganar quem? Não é verdade que a área de lazer da Redinha está restrita para os sócios e sócias. A única restrição, atualmente, é que a casa maior está fechada para manutenção. (LAUDO). Porém, todos os chalés e a área verde estão disponíveis para a base. A direção do Sindsaúde/RN vem buscando sempre melhorar para que os sócios sejam bem acolhidos para descansar com sua família. Diferente do que a oposição diz que, a direção abandonou a área de lazer, não é o que os sócios que frequentam o espaço consideram. A sua estrutura foi totalmente reformada e ampliada, foram trocados os colchões dos chalés, foi implantado painéis solares e trocados alguns dos utensílios. Além disso, foi realizado o plantio, cultivo e manutenção de diversas espécies de plantas para assim renovar o verde e deixar o local ainda mais arborizado.
Desvio na Regional de Santa Cruz: Mesmo o jurídico tendo feito um esclarecimento sobre o tema no Congresso, maior instância da entidade, o Grupo de Oposição insiste em um discurso de que não houve apuração e divulgação por parte da atual direção. No entanto, quando a gestão ficou sabendo da denúncia de desvio de dinheiro na 5ª Regional de Santa Cruz, a primeira providência foi acionar o jurídico e convocar uma assembleia de urgência da regional para tratar da situação de irregularidade nas contas, cuja convocatória foi publicada no site oficial do sindicato. Na ocasião, os servidores presentes de forma virtual aprovaram a exclusão do diretor e o caso foi devidamente encaminhado para as instâncias responsáveis. Após um acordo, o acusado chegou a devolver uma parte do montante desviado e o caso corre em segredo de justiça.
Preconceito contra aposentados: De forma desonesta a oposição está espalhando uma MENTIRA de um episódio que foi totalmente tirado do contexto. Durante a eleição da Regional de Caicó, o diretor do Sindsaúde/RN, João Assunção, questionou que um dos nomes na lista de votantes era de um servidor que havia falecido. Em um grupo de Whatsaap, ele utilizou a frase “estava trazendo os mortos vivos para votar” se referindo a essa questão e não aos aposentados como eles afirmam. Essa situação foi exposta no Congresso do sindicato e esclarecida pelo mesmo.
Agressão Edneudo: A oposição está fazendo uma acusação de agressão gravíssima contra um dos diretores do Sindsaúde/RN, Edneudo Fernandes. Durante o Congresso a oposição divulgou um panfleto acusando o diretor da regional de Pau dos Ferros de acumulação de cargos. Essa situação gerou um atrito entre Edneudo e a servidora Jaqueline Lucena, que acabaram discutindo. De fato, o diretor se exaltou e diante desse episódio, o mesmo fez uma carta de retratação (publicada nas redes do sindicato) reconhecendo que sua conduta foi errada. Mas, é MENTIRA o fato de que ele a agrediu com um soco no ombro esquerdo.
Luta do Cadastro de Reserva: A oposição, faz toda uma mídia colocando pra si [a convocação do cadastro de reserva], como se fosse uma conquista somente deles. Isso é agir de má-fé, é não reconhecer o papel que o Sindsaúde/RN teve na convocação do cadastro de reserva: em 2022, quando o concurso estava no quinto ano, foi o Sindsaúde/RN que entrou com uma ação na justiça para prorrogar o concurso por mais 2 anos. Essa luta foi nossa, essa conquista não é única da oposição.
Por fim, aproveitamos para reforçar a necessidade dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde acompanharem os canais oficiais de comunicação do sindicato pois, estes sim, são mantidos por profissionais comprometidos com a verdade e a classe trabalhadora!
Autor: Fernanda Soares