Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal, junto ao Sindsaúde/RN, estiveram na Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (19). Com um bolo de aniversário em mãos, a categoria protestou contra o ano de atraso no pagamento do retroativo (de maio a agosto) do Piso da Enfermagem. O secretário de saúde, Chilon Batista, estava de saída para outro compromisso, mas falou rapidamente com o sindicato e a categoria prometendo o pagamento do retroativo junto ao salário do próximo mês, outubro/24.
Além disso, também foi denunciado o desrespeito da gestão do prefeito Álvaro Dias que segue descumprindo a liminar, conquistada pelo sindicato em agosto de 2023, que proíbe a retirada das gratificações. Na ocasião, inclusive, a diretora Érica Galvão protocolou novamente na SMS essa liminar que Chilon prometeu conferir detalhadamente.
Com relação aos processos de implantação das insalubridades para os servidores (as) que ainda não recebem, Chilon informou que a pauta está tendo andamento com a SEMAD e que poderia entrar em contato posteriormente para buscar mais informações. O PL dos auxiliares, por sua vez, segue na PGM, conforme a última atualização que o sindicato já tinha.
Por fim, o aumento no número de casos de assédio no município foi denunciado e o Sindsaúde/RN, como sempre fez, seguirá acompanhando as denúncias e levando para a gestão, a fim de que os assediadores respondam a sérias punições. Apesar das promessas do secretário, essa categoria já está calejada dessa gestão e não deposita nenhuma confiança em Álvaro Dias e sua equipe. Portanto, o cumprimento dos prazos e andamento das pautas seguirão sendo acompanhados e, caso descumpridos novamente, haverá novas mobilizações.
Confira mais imagens da manifestação
aqui.