A governadora Fátima Bezerra (PT) divulgou na noite desta segunda-feira (09), que 141 profissionais de saúde serão convocados nesta terça (10) por meio do Diário Oficial do Estado. Para nós do Sindsaúde/RN essa nova convocação - que preencheu as vagas por vacâncias de aposentadoria, óbitos e de profissionais nomeados que não compareceram dentro do prazo legal para tomar posse, é muito importante para suprir o dimensionamento nos hospitais e o déficit de trabalhadores da saúde no estado. Vale lembrar que a convocação está sendo feita no dia em que se encerraria o prazo para o concurso da saúde de 2018, mas, diante da derrubada do veto da governadora na Assembleia Legislativa, se abriu uma prerrogativa para a prorrogação de mais de dois anos do concurso.
No entanto, não se sabe ao certo se a prorrogação será de fato respeitada pelo governo, pois o secretário de Administração em suas redes sociais declarou que a situação gerada pelos deputados “criará um imbróglio, que será resolvido no tempo certo pelo poder judiciário”. Essa declaração nos traz uma interpretação de que apesar da derrubada do veto, diga-se de passagem, uma vitória importantíssima, não há nada definido.
Mesmo com a incerteza, seguiremos lutando por novas convocações do cadastro de reserva de 2018 e pelo novo concurso público da saúde no primeiro semestre de 2025. O Sindsaúde/RN sempre lutou em defesa da melhoria do serviço público e por isso partiu do sindicato o envio do Ofício para que os deputados colocassem em regime de votação a prorrogação do concurso. A luta pela prorrogação surgiu da necessidade e realidade dos hospitais superlotados e da sobrecarga de trabalho que vem adoecendo a categoria. Sabemos que a responsabilidade por isso é do próprio governo que não realizou um novo concurso público em 2024 e ampliou a terceirização na saúde pública.
Por isso, o Sindsaúde/RN reforça o chamado para a Assembleia Geral da saúde do estado, que será realizada nesta quarta-feira (11), às 9h, no auditório dos Bancários (Av. Deodoro da Fonseca, 415). Na Assembleia, iremos discutir essa e outras situações e definir coletivamente os rumos dessa luta. Esperamos todos (as) vocês!