Um incêndio atingiu a UPA Pajuçara na tarde desta terça-feira (09), em Natal. Segundo informações repassadas ao Sindsaúde/RN por uma trabalhadora da unidade, o fogo começou no Ar-condicionado da sala amarela, e os pacientes precisaram ser retirados às pressas do local. A UPA foi evacuada, e os pacientes que estavam internados foram acomodados na frente da unidade em macas e cadeiras. De acordo com as informações repassadas a direção do sindicato, alguns pacientes sob cuidados semi-intensivos e intensivos foram transferidos para a UPA Potengi.
Apesar do susto, os profissionais da UPA relataram ao Sindsaúde/RN que devido ao descaso da gestão de Álvaro Dias (Republicanos), somado a falta de manutenção na estrutura da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Natal, inaugurada em junho de 2010, e que nunca passou por reforma, essa fatalidade já era algo esperado: “O fogo começou por um Ar-condicionado que há muito tempo vinha dando problema, e do nada começou a faiscar e pegar fogo. Isso aí não é um acidente, um acidente é algo que ninguém espera e acontece, e isso já era algo arriscado de acontecer há muito tempo”, relatou uma das profissionais da unidade que presenciou o ocorrido.
A servidora que preferiu não se identificar ainda ressaltou que a sorte dos pacientes foram os trabalhadores da unidade, sobretudo os maqueiros. “Os pacientes ficaram muito tempo na sala amarela, graças a Deus tinha os maqueiros que foram muito bravos e entraram na sala com fogo e tudo, aquela fumaça preta, aquela loucura e mesmo assim eles entraram e salvaram vários pacientes”, informou a profissional em anônimo.
Para nós do Sindsaúde/RN o descaso do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, ainda vai resultar diretamente na morte dos trabalhadores da saúde e dos usuários do SUS no município. Isso porque, há anos o Sindsaúde/RN denuncia as péssimas estruturas das unidades de saúde da capital potiguar, as gambiarras por falta de insumos e materiais, a superlotação, a falta de segurança, o déficit de profissionais e tantos outros problemas que até hoje nunca foram resolvidos por essa gestão. Tudo isso enquanto os trabalhadores da saúde - que salvam vidas até no meio do fogo - são desvalorizados, ganham baixos salários, acumulam perdas e têm seus direitos constantemente negados.
Por isso, convocamos todos os trabalhadores da saúde de Natal para participarem amanhã, dia 10/04, da Assembleia da categoria com indicativo de greve, que vai acontecer às 9h no Sindicato dos Bancários para definir os próximos rumos da luta! BASTA DE TANTO DESRESPEITO!