Na tarde da última terça-feira (12), o Fórum dos Servidores do Rio Grande do Norte se reuniu, mais uma vez, para deliberar sobre os novos acontecimentos envolvendo a decisão do TCE sobre os (as) dos servidores (as) que ingressaram no serviço público antes de 1988. Na ocasião, os sindicatos assinaram um ofício solicitando uma reunião com a presidência do IPERN e encaminharam a produção de um ofício para Assembleia Legislativa, também pedindo uma reunião com o presidente e, se possível, uma audiência pública para tratar do caso e pedir apoio político.
As assessorias jurídicas das entidades vão se reunir novamente para discutir o ‘Amicus Curiae’ quando o governo do estado ajuizar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no TJ/RN, além de elaborar um Projeto de Emenda Constitucional, que torne esses servidores (as) efetivos, para que seja apresentado aos deputados federais. É importante relembrar que na próxima na próxima quarta-feira (20), às 9h no auditório do Sindicato dos Bancários, teremos uma Assembleia Geral do estado com um ponto específico sobre o caso desses (as) trabalhadores(as) para que a direção repasse os principais informes e novidades.
Os sindicatos, através das Centrais Sindicais, ainda irão verificar como anda essa pauta em outros estados e, caso seja possível, vão pedir apoio nacional nessa luta para que as medidas políticas tenham mais força e visibilidade. Por fim, foi acordado que o Núcleo do Sindsaúde/RN em São Gonçalo do Amarante, com apoio do Fórum dos Servidores, irá realizar um ato público exigindo uma reunião com o prefeito Eraldo Paiva (PT), visto que os (as) trabalhadores(as) deste município precisam que a prefeitura, através de medida administrativa, consiga trazer os servidores do INSS para o Regime Próprio.
Nossa luta pelos (as) servidores (as) de antes de 88 reforça também a defesa por um serviço público de qualidade. Não iremos recuar!