O Sindsaúde/RN, o Conselho Municipal de Saúde e o Coren/RN realizaram a segunda visita técnica na última sexta-feira (08). Dessa vez, a visita foi feita à UPA Potengi, localizada na zona norte de Natal. A vistoria faz parte de uma série de visitas que acontecerão nas Unidades de Pronto Atendimento inicialmente e depois nas demais unidades de saúde, após as inúmeras denúncias que o sindicato recebe sobre as condições de trabalho, precarização e dimensionamento.
A realidade da UPA de Potengi não é muito diferente da situação da UPA da Cidade da Esperança, a primeira que realizamos a visita técnica, no dia 26 de fevereiro. Muito pelo contrário, como vocês podem ver nas imagens registradas no dia da vistoria, a estrutura da unidade encontra-se totalmente comprometida. Na ocasião, foi constatado paredes quebradas e mofadas, gambiarras por todos os lados, equipamentos enferrujados, repouso precário com colchões velhos, entre outros problemas estruturais que ocasionam insalubridade na unidade de saúde. Além disso, a UPA também sofre falta de insumos básicos para assistência e a sobrecarga de trabalho é imensa, pois faltam profissionais para absorver as demandas.
Para nós do Sindsaúde/RN, essa realidade segue sendo o reflexo da falta de compromisso por parte da gestão do prefeito Álvaro Dias que segue abandonando a saúde de Natal. As péssimas condições de trabalho acabam afetando o atendimento à população e adoecendo os servidores da saúde.
Por isso, essa e outras denúncias estão sendo anexadas ao relatório que será protocolado no Ministério Público. O Sindsaúde/RN junto com o Coren/RN e o Conselho Municipal de Saúde continuará realizando as visitas técnicas para que essa situação das unidades de saúde seja solucionada.