O Sindsaúde/RN protocolou nesta quinta-feira (29), uma denúncia ao Ministério Público sobre o atraso no pagamento do complemento do piso da enfermagem aos servidores da saúde de Natal. A denúncia tem como base o argumento de que o município de Natal vem recebendo os valores do Fundo Nacional de Saúde do Governo Federal para pagamento do Piso, no entanto, o município vem atrasado mês a mês o pagamento.
De acordo com a denúncia, o Município de Natal recebeu no dia 26 de janeiro de 2024 o valor de R$ 4.796,567,07 (quatro milhões setecentos e noventa e seis mil e quinhentos e sessenta e sete reais e sete centavos) para ser utilizado para pagamento dos valores do piso aos servidores. Na visita da caravana do Ministério da Saúde, a prefeitura do Natal afirmou que iria pagar o valor referente ao mês de janeiro dentro da folha de pagamento de fevereiro. Porém, a gestão de Álvaro Dias até o memento não pagou, mesmo constando os valores do complemento na conta.
Segundo o documento protocolado pelo Sindsaúde/RN, em nenhum momento o município de Natal apresentou qualquer justificativa para as sonegações de pagamento dos valores do piso, apesar de o valor ter sido regularmente depositado pelo Ministério da Saúde. Para cobrar respostas o sindicato procurou a Secretaria Municipal de Saúde, mas a mesma afirmou não ter previsão para o pagamento.
Para nós do Sindsaúde/RN, esse é mais um carimbo da incompetência e desumanidade da gestão Álvaro Dias e da SMS. Mas, não iremos recuar. Seguiremos empenhados em cobrar o que é nosso!