Ocorreu, na manhã desta quinta-feira (15), uma assembleia virtual onde os técnicos em radiologia do Rio Grande do Norte aprovaram, por unanimidade, uma greve com início marcado para o dia 20/02, devido à ausência de dosímetros nos hospitais, aparelho que monitora a radiação dentro da sala de radiologia. Foi encaminhada também a criação de um grupo de whatsapp com esses trabalhadores (as), integrantes da greve, para organizar as mobilizações.
Segundo a lei NR 32 do Ministério do Trabalho é obrigatório ter o dosímetro no ambiente de trabalho. O aparelho precisa ser substituído a cada mês e, se não houver o equipamento, o lugar não pode nem funcionar. Diante desse descaso, o Sindsaúde/RN formalizou, na última quinta-feira (08), uma denúncia ao Ministério do Trabalho e aos órgãos da Covisa e da Suvisa para que tomem providências cabíveis. Além disso, outro ofício foi encaminhado para a Sesap solicitando que a secretaria disponibilize imediatamente os aparelhos que monitoram a radiação.
Já para os profissionais da enfermagem, a assembleia desta quinta-feira (15),serviu para discutir e aprovar uma paralisação no dia 20/02, visto que esse é o dia em que a caravana do Ministério da Saúde estará no estado. O objetivo dessa mobilização será pressionar o governo para que o pagamento dos retroativos seja realizado o mais breve possível, além de cobrar outros pontos como a inclusão dos aposentados, a defesa das 30h e o Piso dentro do Plano de Cargos como vencimento básico.
Só a luta muda a vida! Estamos em busca de direitos básicos. Fortaleça essas lutas, servidor (a). Juntos somos mais fortes!