A direção do Sindsaúde/RN esteve reunida, na tarde da última terça-feira (9), com o Procurador da PGE, Dr. Santana. O encontro teve como objetivo tratar do corte do 13° dos eventuais para quem não cumpriu a escala dos plantões extras no último mês do ano, seja por motivo de férias, afastamento ou qualquer outra condição. A reunião foi uma solicitação do sindicato que convidou também o Soern e Sindern para participar, uma vez que esse é um assunto de interesse do conjunto dos servidores e servidoras do Rio Grande do Norte.
Na ocasião, o Sindsaúde destacou a inconstitucionalidade da decisão do Governo, uma vez que esta fere o princípio da isonomia no serviço público. Tal análise, inclusive, foi documentada e enviada por ofício à SEAD e administração, na última quarta-feira (3), oportunidade em que o sindicato cobrou expressamente do Governo do Estado o pagamento proporcional do 13° salário dos plantões eventuais para quem não recebeu os valores referentes a esse décimo em dezembro/2023.
Como encaminhamento, Dr. Santana, ao ouvir as argumentações, se comprometeu em estudar o caso e analisá-lo junto ao Procurador Chefe. O Sindsaúde/RN, por sua vez, cobrou agilidade neste processo para que essa devolutiva venha o mais rápido possível, tanto para Secretaria de Administração, quanto para os sindicatos e os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do Estado que já foram, penalizados demais ao finalizar o ano sem seus devidos pagamentos. Nossa luta continua, pois, não vamos sossegar até que os(as) trabalhadores (as) da saúde recebam o que é seu por direito!