Francisca Pires
Francisca Pires

19/09/2025, 08h


Nesta sexta-feira, 19 de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos de existência. Criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1990, o SUS é uma das maiores conquistas da democracia brasileira e um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo. O Sistema se sustenta em cinco pilares fundamentais: universalidade, equidade, integralidade, descentralização e participação social.

O SUS vai muito além do atendimento médico. Ele está presente do simples acompanhamento da pressão arterial à realização de transplantes de órgãos, garantindo acesso universal, integral e gratuito a toda a população brasileira. Desde a gestação e por toda a vida. São 2,8 bilhões de atendimentos por ano, que vão da atenção primária à alta complexidade, passando por urgência, emergência, vigilância sanitária, assistência farmacêutica e até a fiscalização da água e dos alimentos que consumimos diariamente.

Graças ao SUS, o Brasil se tornou referência internacional em vacinação, transplantes, combate a epidemias e promoção da saúde. Foi o SUS que garantiu a vacinação em massa contra a Covid-19, que oferece métodos contraceptivos como o DIU de cobre, que promove a doação de leite materno, práticas integrativas como meditação e ioga, além de cirurgias reparadoras e readequação de gênero.

Mas defender o SUS é urgente!

Apesar da sua importância e da dedicação dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, o sistema ainda sofre com a falta de investimentos adequados e o descaso dos governos federal, estaduais e municipais. É por isso que o Sindsaúde/RN está na luta incansável pela defesa e fortalecimento do SUS, cobrando financiamento justo, valorização profissional e políticas que garantam uma saúde pública de qualidade para todos e todas.

Aos 35 anos do SUS, reafirmamos nosso compromisso de seguir firme na luta por mais recursos, mais valorização e mais compromisso dos governos com o maior patrimônio do povo brasileiro. Defender o SUS é defender a vida, a democracia e o direito de cada cidadão e cidadã a uma saúde digna!