O Sindsaúde-RN e demais entidades participaram de uma reunião na manhã desta terça (15), na Secretaria de Planejamento, com a presença do Secretário de Planejamento e do Superintendente do Banco do Brasil para tratar sobre a situação dos servidores que anteciparam o 13º.
Na ocasião, o Sindsaúde reforçou que essa situação chegou a esse ponto devido ao atraso dos salários e que os servidores recorreram à antecipação do 13º por necessidade. O Sindicato ainda defendeu que o Governo é quem deveria assumir essa dívida, pois os servidores já enfrentam muitas dificuldades e encarar mais uma seria muito cruel.
É importante frisar que essa situação está acontecendo com o conjunto dos servidores públicos, e que a responsabilidade é do Governo do Estado.
"Infelizmente, os servidores precisaram recorrer ao empréstimo bancário porque não tiveram outra saída. O governo atrasa os salários e quem paga a conta é o servidor. Lamentável!", declarou Rosália Fernandes do Sindsaúde-RN.
Confira a nota divulgada pelo Banco do Brasil:
NOTA OFICIAL DO BANCO DO BRASIL
Prezado(a) Servidor(a),
O Banco do Brasil S.A. informa aos servidores do Governo do RN que possuem operações de 13° Salário – Ano base 2018 com cobrança em 15/01/2019 (data limite de cobrança), que todos os funcionários das Agências do BB do Rio Grande do Norte estão devidamente orientados e qualificados a oferecer soluções negociais ou a renegociar com os servidores nessa situação, reafirmando assim o compromisso do Banco em prestar consultoria e atendimento de qualidade.
O Banco do Brasil disponibiliza vários canais de autoatendimento que podem auxiliar na renovação/contratação de linhas de crédito (incluindo 13° Salário)*, podendo ser feita no Caixa Eletrônico, Autoatendimento BB pela Internet, pelo Celular e Tablet, CRBB, Agências do BB e Correspondentes Mais BB.
O crédito está sujeito à aprovação cadastral, alterações sem aviso prévio e demais condições do produto.