12 de julho de 2019

Servidores estaduais paralisam atividades no dia 13 de agosto

Os trabalhadors reivindicam o pagamento das folhas em atraso e reajuste de 16,38%

Os servidores do Rio Grande do Norte decidiram em reunião do Fórum Estadual dos Servidores, nesta terça-feira (9), paralisar as atividades no próximo dia 13 de agosto em defesa dos serviços e dos servidores públicos. Na pauta de reivindicações está a cobrança de um calendário de pagamento das folhas em atraso e dos salários de 2019, e reajuste de 16,38% para todos os servidores do estado.

Para Breno Abbot, diretor do Sindsaúde RN, é necessária a união de todos os sindicatos para pressionar o governo a pagar os atrasados. “O governo está punindo os servidores, enquanto estamos com os salários defasados e atrasados, eles dão reajuste pra quem já recebe muito e ainda apresentam esse calendário de pagamento absurdo. Só unidos vamos conseguir garantir os nossos direitos!”

Na última reunião com o Fórum, o governo descartou possibilidade de reajuste salarial para os servidores, não apresentou data para o pagamento dos salários atrasados e o calendário de pagamento apresentado foi duramente criticado. No dia 3 de julho, o Fórum protocolou um ofício com posicionamento contrário ao calendário proposto pelo governo, considerando que ele penaliza os servidores.

O governo de Fátima Bezerra (PT/PCdoB), assim como os anteriores, não combate os privilégios dos mais ricos e aplica o seu ajuste fiscal apenas em cima dos servidores e dos serviços públicos.