11 de maro de 2019

Governo do RN lança folha de rendimentos de 2018 constando salário atrasado dos servidores

Regras do IF determinam que os rendimentos sejam reconhecidos somente quando forem efetivamente recebidos pelo contribuinte

Disponibilizaram nesta segunda-feira (11), a folha de rendimentos 2018 para a realização da declaração do Imposto de renda. No entanto, o governo lançou o salário de dezembro que não foi pago aos servidores públicos do Estado.

Em reunião com o Governo no mês de fevereiro, o Fórum de Servidores abordou sobre essa questão. A secretária de Administração Virgínia Ferreira e Aldemir Freire, secretário de Planejamento informaram que seria corrigido, porém, não foi o que aconteceu.

As regras do Imposto de Renda da Pessoa Física determinam que os rendimentos sejam reconhecidos somente quando forem efetivamente recebidos pelo contribuinte. Portanto, o lançamento da folha nos rendimentos de 2018 está indevido.

Para a diretora do Sindsaúde-RN, Vanessa Cabral, os servidores não podem pagar por algo que não receberam. “Não é justo. Estamos no mês de março e ainda estamos com os salários atrasados. Não podemos pagar o imposto em cima de um valor que não recebemos.

O Sindsaúde enviará um novo ofício solicitando uma nova reunião com o Governo do Estado para discutir a pauta da greve da saúde e na ocasião será debatido os valores indevidos nos rendimentos de 2018.

Os servidores ainda não receberam as folhas de dezembro e o 13° salário de 2018. A situação fica ainda pior para os trabalhadores e aposentados que ganham acima de 5 mil reais, pois eles também não receberam a folha de novembro e o 13° salário de 2017. Segundo o governo, o pagamento dessas folhas está dependendo de recursos extras, na qual, a governadora Fátima Bezerra (PT) está negociando com os bancos. A saúde do Estado está em greve  há mais de um mês e a sua principal reivindicação é o pagamento dos alários atrasados.