23 de novembro de 2018

Eleições do Sindsaúde-RN: Entenda como será o processo eleitoral com as novas mudanças no Estatuto

O novo estatuto foi aprovado no congresso Estatutário realizado em agosto desse ano

As eleições do Sindsaúde-RN contarão com novas mudanças aprovadas no Congresso Estatutário Extraordinário, ocorrido nos dias 10 e 11 de agosto desse ano. O Congresso reuniu mais de 500 servidores que em ampla discussão democrática aprovaram mudanças apresentadas pelas quatro teses inscritas ao Congresso.

Comissão Eleitoral é proporcional

A primeira mudança já realizada foi a aprovação da Comissão Eleitoral pro proporcionalidade. A Comissão foi eleita em assembleia geral da saúde no dia 11 de outubro. Apenas sócios (as) puderam votar nas duas chapas que disputaram a eleição e apresentaram os nomes para compor a Comissão.  Ao todo, foram 270 votos, sendo 165 para a Chapa 1, composta pela maioria da atual direção e 105 para a Chapa 2, formada pelo Grupo de Oposição (GOSS). A comissão eleita conta com cinco membros, sendo três da Chapa 1 e dois da Chapa 2. São eles: Fernando Antônio, Alexandre Guedes, Maria do Socorro , Marcelo Tinoco e Francisco Alberto. Todos dirigentes e ativistas de outras entidades, como permite o estatuto.

A eleição para o Conselho Fiscal passa a ser nominal

Com a nova proposta, a votação para o Conselho Fiscal ocorrerá de forma separada da eleição dos membros da diretoria estadual, porém, sendo realizada no mesmo período eleitoral. Estão na disputa para o Conselho Fiscal, 12 nomes. Cada chapa indicou quatro membros ao Conselho, porém, o servidor poderá votar em quatro nomes de forma nominal, independente da chapa que eles representam. Na cédula de votação, ao invés dos nomes dos direitores e dos Conselheiros estarem juntos, vão estar separados. O sócio vai votar na chapa de sua escolha e abaixo, votar nominalmente em quatro Conselheiros.

A diretoria eleita será composta por 41 diretores, antes era apenas 33

Foi pensando em dividir mais as tarefas e descentralizar o poder no sindicato. O Congresso aprovou o aumento no número de diretores sindicais, de 33 para 41. Desta forma, o número das secretarias irá aumentar para melhor atender às demandas da categoria, como condições de trabalho, luta contra as opressões, saúde e segurança.

A nova diretoria contará com três coordenadores-gerais ao invés de um

A gestão atual tem o princípio de que a direção do sindicato vai além do cargo que a pessoa se encontra. A categoria deve ver a direção do sindicato como um todo e não personalizar em apenas um ou dois dirigentes. Nesse sentido, a nova diretoria contará com três coordenadores-gerais e não um.

Quando serão as eleições do Sindsaúde?

As Eleições do Sindsaúde-RN vão acontecer nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, e vai contar com cerca de 21 urnas fixas distribuídas pelos hospitais estaduais e regionais do Rio Grande do Norte. Além de também contar com urnas volantes nas demais Unidades de Saúde de todo o estado. A sede do Sindsaúde/RN e a sede da Sesap (Natal) também serão pontos de votação durante esses dois dias. Segundo o edital, o roteiro dessas urnas será elaborado e publicado pela Comissão Eleitoral.

Quem poderá votar?

Para exercer o direito ao voto, o servidor da saúde precisa estar filiado à entidade. Quem filiou até noventa dias antes das eleições, ou seja, até o mês de setembro poderá votar. O servidor que se filiou após este prazo, estabelecido no estatuto, não poderá votar.

Quantas chapas se inscreveram e quem são?

Três chapas irão disputar o pleito para a gestão 2019/2021. Chapa 1 “O sindicato somos nós, nossa força,  nossa voz” composta pela maioria da atual gestão foi a primeira a se inscrever, no dia 12. Em seguida foi a chapa 2 “Reconstrução, união, independência e lutas” do Grupo de Oposição ao Sindsaúde (GOSS) se inscreveu no sábado (17) e por último a Chapa 3 “Inovação e democratização” representada pela CUT, inscreveu-se no domingo (18). A Chapa 1 e a Chapa 2 reivindicam a mesma Central Sindical, a CSP-Conlutas.

Confira aqui a lista completa com os candidatos de cada chapa e dos membros para o Conselho Fiscal.