Notícias

19 de abril de 2018

Servidores municipais ocupam Semtas em protesto




Ato pede a exoneração da secretária Ilzamar Pereira

Na manhã desta quinta-feira (19), os servidores municipais de Natal, representados pelo Sindsaúde, Sinsenat, Sindguardas, Sindern e Soern ocupam o prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em ato contra o falecimento do companheiro Aílton Maciel (conhecido como Aílton Aurora), que cometeu suicídio após ser vítima de recorrentes casos de assédio moral, e pela exoneração da secretária titular da pasta, Ilzamar Pereira. Além da ocupação, um acampamento foi montado do lado de fora, onde ocorrem intervenções culturais de protesto durante todo o dia.

Um "Mural da Denúncia" também foi montado para que os servidores presentes possam escrever situações nas quais já foram assediados na Secretaria. A intenção das Entidades é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o ambiente de trabalho tóxico instaurado na Semtas. Além dos servidores municipais, o ato também conta com a participação de movimentos sociais, familiares e amigos do servidor Aílton Aurora.

Caso de Aílton Aurora

No dia 28 de fevereiro, em assembleia do Sinsenat, o servidor Aílton Aurora verbalizou estar sob quadro depressivo em virtude das perseguições sofridas na Semtas. O Sindicato disponibilizou sua assessoria jurídica para auxiliá-lo no processo em que pedia a mudança de local de trabalho, no entanto, não houve tempo.

O suicídio ocorreu no dia 11 de março e, desde então, as Entidades Sindicais intensificaram as ações de luta contra o assédio moral. Uma das iniciativas veio do Sinsenat, com o PL Aílton Aurora, apresentado na Câmara pela vereadora Natália Bonavides (PT), o qual propõe a criação do Dia Municipal de Combate ao Assédio Moral nas Repartições Públicas.

Carta Aberta

Na manhã de hoje, a vereadora Natália Bonavides leu a Carta Aberta dos Servidores Municipais Contra o Assédio Moral na Semtas, assinada pelos cinco Sindicatos. Leia o conteúdo na íntegra!

 

 

Autor: Comunicação Sindsaúde

Boletim Eletrônico

  • Digite o código: 9067

  •