Notícias

22 de janeiro de 2018

A vida dos aposentados importa! Governador, pague os salários em dia




Governo anunciou que irá finalizar a folha de dezembro só no dia 6 de fevereiro

Os trabalhadores, os aposentados e a população do Rio Grande do Norte estão vivendo dias cada vez mais dramáticos. Aqui, assim como em outros lugares do país, os efeitos da crise econômica chegou fortemente e como sempre, são descarregados nas costas dos trabalhadores. Desde janeiro de 2016, que o governador Robinson Faria (PSD) atrasa os salários dos servidores públicos. O atraso tem afetado as necessidades mais básicas dos trabalhadores. Falta dinheiro para ir ao trabalho e até mesmo para se alimentar.

Mas, a situação mais crítica é dos aposentados que até o momento não receberam os salários de dezembro e segundo a declaração do governo, deve finalizar a folha de dezembro só no dia 6 de fevereiro. No dia 10, os servidores da saúde aprovaram em assembleia a continuidade da greve que já dura mais de dois meses. A categoria não aceitou a proposta do governo em excluir da folha de pagamento os aposentados e pensionistas.

 “É desumano deixar os aposentados sem salário. Logo aqueles que dedicaram anos de sua vida prestando serviços ao Estado. Hoje, sem dinheiro para se alimentar e até para comprar seus medicamentos, os aposentados amargam o sabor do que é o governo Robinson, um governo que não tem nenhuma sensibilidade e respeito”, disse Manoel Egídio, coordenador-geral do Sindsaúde-RN.

A situação está cada vez pior. Os servidores estão enfrentando problemas de saúde por não terem condições de colocar comida na mesa de suas famílias. Toda esta situação de colapso nos serviços públicos poderia ser evitada se o preço da crise econômica fosse pago por seus reais responsáveis. O governador diz que o estado não tem dinheiro para honrar seus compromissos, sobretudo com os trabalhadores. É verdade que existe uma crise econômica, mas Robinson não diz ao povo tudo o que sabe nem faz o que deveria fazer.

Nós do Sindsaúde-RN, não concordamos com inversão de prioridades que o governo vem fazendo. Não concordamos com o desrespeito e a desvalorização que ele está fazendo com os aposentados e pensionistas. Para manter os lucros e privilégios dos ricos e poderosos, o governo repassa os prejuízos da crise econômica para os trabalhadores e a população mais pobre, sacrificando aqueles que não são responsáveis pelo caos no estado.

Diante do descaso do governo com os aposentados e pensionistas, o Fórum dos Servidores do Esatdo do RN irá nesta segunda (22) à Governadoria em uma comitiva, cobrar o pagamento de dezembro e o 13º salário.

13º salário

Sem conseguir concluir o salário de dezembro, o Governo do Estado ainda não tem previsão de como deve ser efetuado o pagamento do 13º salário.

Com apenas cogitações nos órgãos do Estado para se efetuar o pagamento do 13º salário, os servidores vêem cada vez mais distante uma gratificação que foi prevista na Constituição Federal como direito de todos os trabalhadores, incluindo os servidores públicos.

 

Autor: Comunicação Sindsaúde

Boletim Eletrônico

  • Digite o código: 1951

  •