25 de setembro de 2017

Concurso da saúde do estado: Governo contrata empresa

Publicação acontece com uma semana de atraso

O Diário Oficial do Estado publicou no último sábado (23) a contratação da Comperve para a realização do concurso público da saúde.

A publicação ocorre com uma semana de atraso em relação ao calendário acordado na última greve para a elaboração do concurso - deveria ter ocorrido até o dia 15.

O cronograma define ainda que as provas devem ser aplicadas até novembro, com homologação e convocação dos aprovados em dezembro.

Há 3 anos, o governo vem descumpindo acordos de greve em relação ao concurso da saúde. Em maio deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN) registrava um déficit de 2.581 servidores, sendo 417 assistentes administrativos, 396 técnicos de enfermagem, 267 enfermeiros e 625 médicos.

A quantidade de vacâncias (falecimentos, aposentadorias, etc), entre 2014 a abril de 2017 é de 2.896 servidores, no entanto, a proposta do concurso público prevê apenas cerca 842 vagas.

No dia 6 de setembro o Sindsaúde-RN e o Conselho Estadual de Saúde debateram sobre a situação da força de trabalho na saúde estadual e a realização do concurso público para a saúde.